sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Meritocracia

Eu ouço e vejo muitas críticas contra uma suposta meritocracia instituída...
Infelizmente ela nunca existiu!
Em nenhum lugar fora da ficção!
Em nenhuma realidade fora dos sonhos e da imaginação!
Tentar institui-la, sim, muitos abrigam essa ilusão,  até baterem de frente com as vaidades alheias ou com as próprias.
Usam esse ideal para manipular a massa, para torcer o direito, para fazer justiça social, tudo que para meu entendimento é um erro tentando justificar outro.
Se agarrar a um ideal para suavizar os fatos é  arrancar os olhos para não ter trabalho!
Para os que acreditam nessa lenda urbana, a meritocracia, fica o lembrete de que ela desmorona com uma brisa de preconceito, com a força da mais tênue sombra de injustiça ou com o simples contato com o interesse pessoal.
Cabe lembrar que esses sim são problemas que precisam de vigilância, de preferência com a educação do lar, e atitudes práticas que minimizem seus estragos, de curto e longo prazo.
Lamentável que por faltar educação no lar, o ensino acadêmico precise ter tantas dificuldades!
Lamentável que precisemos de leis que punam quem não aprendeu em casa a viver em sociedade; que possamos rotular as pessoas com sua origem, pela heterogeneidade que a sociedade apresenta, como se fôssemos adversários e não o mesmo país, o mesmo estado, o mesmo município, o mesmo bairro, a mesma família!
Até quando vamos aceitar que nos dividam, que usurpem nosso poder de determinar nosso destino?!
Minha raça, é raça humana, minha etnia é brasileira, o povo mais miscigenado da Terra, meu credo é de que pela minha fé posso ser melhor do que fui até agora, todo novo dia!
A meritocracia que interessa ter de fato é a certeza intima de que mereço ser feliz, mais do que fui ontem e menos do que serei amanhã, por que quero assim!
Ilusão que me afasta de alguém ou de um grupo, que divide a sociedade jamais encontrará mérito frente os que reconhecem o valor humano, de sentir e superar-se todo dia!
BEABÁ!
Sair da teoria e praticar!
Só existem problemas superados por alguém que se determinou à faze-lo!
Seja mais, supere-se!
Institua a meritocracia que importa, a que determine diante de si que você deve e pode se superar porque merece ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário