quinta-feira, 14 de julho de 2016

Muita ideologia pro meu sofá!

Tenho visto repetir-se tantas vezes a ladainha de perda de direitos trabalhistas que me vejo forçado a comentar!
Eu vivo no Brasil a mais de 46 anos e já vi os trabalhadores serem prejudicados algumas vezes.
São prejuízos que nem sempre são percebidos, que vão desde a retirada ou negação de isonomias até os métodos desenvolvidos para reduzir aposentadorias.
O posicionamento das industrias em pedir que o governo não aumente os impostos é justo, afinal a carga tributária sobre o brasileiro já é das dez mais altas no mundo, seria piorar a situação.
Pedir um aumento na carga horária entretanto, significaria mais lucro sem maiores benefícios que a geração de empregos e estímulo ao mercado financeiro com a entrada de investidores internacionais.
Sim, haveriam mais empregos na industria, mas, com o mesmo salário que hoje se paga por oito horas de trabalho, sendo que se trabalharia doze horas.
Nivelar por baixo a população seria boa política para uma massa ignorante que estaria empregada, mas, a necessidade de igualar todos os trabalhadores ou criar uma exceção injusta seria escandalosa.
Enquanto isso, qualquer cargo político aposenta com oito anos de mandato!
Acho que nesse rumo vamos chegar a ser o povo mais onerado com impostos do planeta, com as leis de exceção mais duras, e ainda assim permaneceremos sem receber um serviço público de qualidade em todo território nacional, com um governo falido e corrompido!
Vivemos num país que a corrupção e o "jeitinho" tornaram-se generalizados, estamos divididos, em "raças", como se a cor da nossa pele mudasse nossa origem "mestiça" por excelência, em classes como se a situação financeira mudasse o preço do feijão, em categorias, como se somente um grupo de trabalhadores sofresse injustiças por aqui... Estamos sendo enganados!
Nosso problema é o desrespeito a lei!
Há falta de fiscalização feita de verdade!
Há falta de fiscalização feita por nós sobre as decisões tomadas!
Há muitas votações secretas feitas pra quem tem imunidade diante da lei!
Há muita impunidade comprada!
Há uma completa falta de confiança nos que exercem o poder mesmo nos cargos eletivos!
Isso é absurdo!
Hoje abraçamos ao galho da esperança, sem a certeza de que aconteça, esperança de que as investigações continuem andando até descobrir-se o destino dos recursos públicos desviados, esperança de que todos os responsáveis diretos e indiretos sejam condenados, esperança de que se recupere metade do que foi roubado pelo menos...
Há industrias que recebem redução ou isenção de impostos para simplesmente manter empregos, ou permanecer onde esta!
Há superfaturamento e atraso no pagamento das contas públicas!
Haverá perda de direitos, não só trabalhistas, perderemos nossa liberdade ou até a vida!
Exagero?!
Talvez um pouco para o momento, mas, possível, infelizmente...
Mas, sentado no sofá, posso perceber essas coisas, sem nada fazer, ou posso espalhar estas ideias, para que heróis surjam!
Posso também tentar ser mais um manifestante, receber mais uma dose de gás lacrimogênio ou queimaduras e contusões na atuação policial de dispersão!
Se meu treinamento militar, me por para reagir não serei herói, serei bandido, por fraquejar em meu esforço de paz!
Posso também ser dos que filmam toda movimentação, jogando pra internet, para que se verifique a coragem e a covardia!
Posso ser herói me ausentando das fileiras da corrupção, ciente das consequências, afinal, mártires anônimos nem sequer são contabilizados com exatidão!(Os amigos policiais e historiadores que o digam!)
Importa posicionar-se firmemente!
Haverá quem queira posicionar ideologias... esquerda, direita ou centro... como forma de separar em grupos um movimento comum dos ideais de todo brasileiro honesto.
Fiquemos atentos!
"Ideologia! Eu quero uma pra viver!"(Cazuza)
https://www.youtube.com/watch?v=jfw7XVkLqlY

Nenhum comentário:

Postar um comentário